quinta-feira, 13 de junho de 2013

Sermao 3 domingo de Pácoa 2013

Sermao
3º Domingo de Páscoa
Tema: Venha comigo! (Jo 21.19)

Aconteceu que bem pouco tempo depois da ressurreiçao de Cristo, os seus seguidores eram duramente perseguidos. Saulo era um dos principais perseguidores, e nao satisfeito, Saulo desejava estender sua perseguiçao além da cidade. Pediu autorizaçao ao Sumo Sacerdote Caifás para buscar, prender e trazer a Jerusalém os seguidores de Cristo em Damasco (240km – cerca de uma semana de viajem).
Na viajem Paulo foi subtamente cercado por uma forte luz. Já no chao, escuta a voz de Jesus que diz: “Saulo, Saulo, porque me persegue? (At 9.4) E Jesus lhe dá ordens do que teria que fazer.
A glória de Deus cegou o pecador Paulo, e nao tinha outra coisa a fazer, senao ouvir as orientaçoes do Senhor, fazer o que o Senhor tinha mandado.
Contriçao? Aarrependimento? Seria por isso que Paulo permaneceu três dias em jejum? (At 9.9) O fato é que aquele encontro com Jesus havia mudado muita coisa na vida de Paulo, que depois de escutar novamente a Palavra de Deus, desta vez d aboca de um seguidor (Ananias) que disse: LER At 9.17, ele voltou a ver, foi batizado e tornou-se o grande missionário, o Apóstolo Paulo.
Em Jo 21.1-19, um pouco antes deste episódio, quando Jesus ainda estava na terra, aconteceu também outro encontro marcante. Foi com alguém que estava longe de ser um perseguidor, era um discípulo do Senhor, Pedro.
Depois de uma noite cansativa e sem resultados numa pescaria, os três discípulos que pescavam viram algo maravilhoso acontecer. Simplesmene por darem ouvidos a voz de jesus encheram suas redes de peixes. Mas hoje nao queremos nos ater a esta pescaria, somente a voz de Jeus.
Depois de comerem, Jesus perguntou por duas vezes a Pedro: Simao, Filho de Joao, você me ama? E por duas vezes Pedro reafirma seu amor por Jesus. Mas Cristo insiste e pergunta pela terceira vez, o que traz tristeza a Pedro, mas mesmo assim responde: “O Senhor sabe tudo e sabe quye eu o amo” (Jo 21.17).
Porque a tristeza de Pedro? Porque ele sabia que o seu pecado já o fez negar a Cristo por três vezes, e agora o Senhor o faz lembrar disso perguntando três vezes sobre o seu amor por ele. Realmente, como disse Pedro, Jesus sabe de tudo, e naquela hora nao queria novamente palavras apena da boca pra fora, e sim uma confissao que viesse do coraçao, uma declaraçao de amor profunda e verdadeira, de um pecador arrependido de seus pecados.
Entáo jesus, depois disso, diz: Venha comigo!

Amados irmaos e irmas, hoje escutamos como foi a converçao de Paulo e como Pedro reafirmou seu amor a Deus.
- Ambos chamados pela voz de Cristo.
- Um perseguidor e outro seguidor, ambos pecadores.
- Vimos que Paulo assumiu com toda seriedade sua nova vocaçao de um homem “Salvo para Servir”, e Pedro assumiu sua condiçao de pecador “Salvo para amar”.

Hoje ainda há a mesma voz de Jesus que chama. Na Palavra pregada, lida, anunciada, escrita. No batismo, na Santa Ceia! Como é difícil, nos dias atuais, no contexto em que vivemos escutarmos e seguirmos essa voz! Esse Senhor que diz: “Venha comigo”.

Nem tanto, daquela época pra cá nao mudou muito.

Antes haviam perseguiçoes ao cristianismo, como Paulo mesmo foi perseguidor.
Hoje também existe!, desde o pós-modernismo, o liberalismo, etc... veja o exemplo do embate, da briga protagonizada pelos deputados Jean Wilis e Marcos Feliciano.

Antes haviam aqueles que negavam a Cristo, como o próprio Pedro negou.
Hoje quantos continuam negando, de diversas formas, seja publicamente, seja disfarçadamente, como nós mesmos fazemos ao deixar de falar de nossa fé, quando deixamos Cristo de lado com nossa mornidao de fé: (Aqueles que dizem nunca deixar de orar, ler a palavra, mas nunc apraticam, nunca vao a igreja...)

A situaçao de antes nao melhorou nem piorou, apenas continuou e o mesmo pecado da ópoca de Paulo e Pedro continua em nossos coraçoes. Graças a Deus que também Jesus nao mudou e continua chamando, dizendo: Venha comigo!

Venha comigo, você que:
- Está apático em sua fé, - seu crer é mais intelectual do que de coraçao, em espírito e em verdade!
Venha comigo, diz jesus!

A morte e ressurreiçao de Cristo foi para perdoar os nossos pecados. Salvando-nos da morte e do poder do diabo. Por isso, em resposta a esse grande amor, escutemos a voz de Jesus e vmaos com Cristo para a vida Eterna. Amém.

0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger