sexta-feira, 14 de junho de 2013

Mensagem - 4º Domingo aós Pentecostes (2013)

Tema: O pecado e suas consequências.

Textos: Salmo 32.1-7; 2 Samuel 11.26-12.14; Gálatas 2.15-21;3.10-14; Lucas 7.36-8.3.

Lembro de quando era criança. Na escola Dominical cantava-se um corinho assim: "Pecado, pecadinho, pecadão, isso não! (2x) Pecado, pecadinho, pecadinho, pecadão, isso não entra no meu coração." Continua a música...

Há algum tempo essa música deixou de ser cantada por causa de um erro teológico. Sabemos que pecado nao tem tamanho. Nao existe pecadinho e pecadao. Pecado é pecado. Mas as vezes não nos damos conta. tenho percebido que muitas vezes agimos como se "esse" ou "aquele" pecado não fosse tão ruim assim. vejam, por exemplo, até o Diabo hoje em dia não está sendo considerado tão ruim assim. A campanha da RBS que defende a Educação infantil pinta o diabo apenas como um monstrinho que não é tão mal assim, ele até estimula seu filho a estudar.

Os nosso inimigos maiores (diabo, mundo e carne) estão conseguindo, aos poucos, como foi no Éden, nos seduzir ao pensamento de que desobedecer a Deus, pecar, não é tão ruim assim. É, portanto, necessário que recorramos a Deus, em sua Palavra e roguemos ao Santo Espírito para abrir nossos corações e mentes a um bom entendimento sobre o pecado e suas consequências. Amém.

Na Palavra  encontramos inúmeras citações falando da realidade humana. Que não é nada animadora. Decaídos em pecados desde o ventre de nossa mãe (Sl 51.5) sem exceção, "Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus" (Rm 3.23). Somos trapos imundos (Is 64.6) e por isso merecedores do salário do pecado que é a morte (Rm 6.23). Nao conseguimos, por nós mesmos, ser santos como Deus exige (Lv 19.2).

Mesmo assim achamos, por vezes, que sim! Confiamos naquilo que achamos ser boa obra diante de Deus (Não fumo, não bebo, não jogo, oferto, vou ao culto, ajudo os outros...) enfim, não sou tão ruim assim! CLARO QUE SOU! SOU PECADOR! Nao é pelas obras que somos aceitos por Deus. Nenhuma obra pode pagar o preço do meu pecado. Pelo cumprimento da lei estou morto (Gl 2.19).

O Apóstolo Paulo disse aos cristãos de Galácia: "Ó Galatas sem juízo...(3.1) Como vocês podem ter tao pouco juízo? Vocês começaram a sua vida pelo poder do Espírito de Deus e agora querem ir até o fim pelas suas próprias forças?" (3.3) Antes disso ele já havia escrito: "Eu me recuso a rejeitar a graça de Deus. Pois se é por meio da lei que as pessoas sao aceitas por Deus, então a morte de Cristo não adiantou nada." (Gl 2.22). É por graça, mediante a fé, que somos salvos, aceitos por Deus. O pecado que nos separa totalmente de Deus é lavado pelo sangue do cordeiro, nos deixando mais alvos que a neve (Is 1.18).

Claro que sempre teremos consequências decorrentes deste processo de sermos ou nao perdoados de nossos pecados.

OS PECADOS TRAZEM CONSEQUENCIAS:

Quando uma de nossas filhas faz algo de errado sofrem algum castigo. Depois das "desculpas", do perdão,  elas ainda escutam: "Está desculpado, mas hoje você nao vai mais ver televisão..."

Algo semelhante acontece na vida de todos nós. não existe tamanho de pecado, mas as consequências, sim, podem variar de tamanho. Na leitura do Antigo Testamento (2Sm 11.26-12.14) o Rei Davi foi perdoado, mas sofreu a consequência de seu pecado: ""Alguns de seus descendentes morrerão de morte violenta... (10); Uma pessoa de sua própria família causará a sua desgraça(11)"... o seu filho morrerá (14).

Assim acontece em nossa vida. Os pecados trazem consequencias. 
Exemplos: 
Adultério - separaçao, doenças, etc...
Furto - prisáo, etc..
Mentira - descrédito das pessoas, etc...

E outros mais...

E a pior consequencia de todas acontece quando eu nao me arrependo e confesso meu pecado: CONDENAÇAO! MORTE! INFERNO!

Queridos irmaos. Há outra consequência quando acontece o arrependimento e a confissão: SALVAÇÃO! PERDÃO! CÉU! VIDA ETERNA! Essas consequências do perdão logo são percebidas aqui na terra na vida diária dos perdoados!

Leiamos o Salmo 32.1-7 e vejamos o que o perdão causou na vida do Rei Davi: (LER)
LOUVOR! " Eu canto bem alto a tua salvação" (7).

O próprio Senhor Jesus falou  respeito da resposta automática que acontece na vida da pessoa perdoada. Em Lucas 7.36-8.3) está escrito o relato bíblico de uma mulher de má fama que, durante um jantar na casa de Simão, o fariseu,  com suas lágrimas lavava os pés de Jesus e os enxugava com seus cabelos.Beijava seus pés e derramava perfume em um vaso de Alabastro. Jesus, naquela noite, ensinou a Simão  que "o grande amor que ela (a mulher) demonstrou prova que os seus muitos pecados já foram perdoados. Mas onde pouco é perdoado,pouco amor é demonstrado."

Penso em nós hoje, com o pouco que temos mostrado de amor, louvor, oferta, gratidão, culto a Deus. Será que nos tem faltado perdão? Será que pouco temos tido de arrependimento e confissão para pouco sermos perdoados e consequentemente pouco respondermos ao perdão de Deus? Ou simplesmente não temos percebido o quanto somos perdoados?

Reflitamos, irmaos, no grande amor de Deus em Cristo, que nos oferece de graça o perdao, vida e salvaçao certa e abundante! Respondamos a este amor com toda nossa vida, louvor e serviço. amém.

Igor Marcelo Schreiber
Pastor em Uruguaiana
14.06.13

0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger