sábado, 7 de janeiro de 2012

Fundamentados adoramos a Palavra/Jesus como filhos de Deus


 “No começo Deus Criou os céus e a terra. A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o espírito de Deus se movia por cima da água. Então Deus DISSE: - Que haja luz! E a luz começou a existir.” (Gn 1.1-3)

Toda vez que leio esse texto não consigo deixar de concluir: Que VOZ poderosa! Depois de ouvir o relato da criação como poderemos duvidar que a Palavra do Senhor tem poder? Deus DIZ e acontece. Tudo foi feito pela Palavra! No mesmo instante em que ela foi dita!

Como é essa Palavra? Em João 1.1 nos é relatado que: “Antes de ser criado o mundo, aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus”. Como assim? A Palavra de Deus é alguém?  É sim! Quem? “A Palavra era a fonte de vida, e essa vida trouxe a LUZ para todas as pessoas. A luz brilha na escuridão, e a escuridão não conseguiu apagá-la.”(Jo1.4,5)
Ainda não sabemos quem?
“Existiu um homem chamado João que veio para falar desta luz, a luz verdadeira que veio ao mundo e iluminou todas as pessoas.”
Voz? Palavra? Luz? De quem estou falando?

O Evangelho de Jo 1.14 nos vai ajudar a entender: “A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade. E nós vimos a REVELAÇAO de sua natureza divina, natureza que ele recebeu como Filho único do Pai.” Entendemos então! Foi a VOZ, a PALAVRA, a LUZ, o FILHO ÚNICO DO PAI que veio ao mundo por causa do seu grande amor por nós, para que todo o que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna (Jo 3.16).

É esta PALAVRA/JESUS que se manifestou ao mundo. Essa semana nós comemoramos, no dia 06.01, o que conhecemos popularmente como Dia de Reis. No calendário cristão é chamado de Epifania, que significa Manifestação. Os conhecidos Reis Magos ou Sábios do Oriente, era estudiosos que tinham, com toda certeza, estudado o Antigo Testamento e esperavam o cumprimento da promessa. Viajaram de muito longe para visitar o Salvador que havia nascido.  Eles levaram para ele presentes caros. Foi a primeira vez que a Palavra foi pregada/manifestada para o povo não judeu.

A Palavra tem sim poder! E foi capaz de deslocar, de muito longe, pessoas para adorá-lo!

Adoração a Palavra! O Salmo 29 nos fala de adoração de anjos que louvam ao Senhor por sua Glória e Poder, por sua Palavra que è ouvida e temida por toda natureza! Diz o Salmo no v.9: “A voz do Senhor sacode os carvalhos e arranca as folhas das arvores. Enquanto isso, no seu Templo, todos gritam: Glória a Deus!”

Confesso que não pude deixar de pensar, ao ler este salmo, do poder da natureza ao inundar diversos lugares essa semana no sudeste. Mas a Palavra de Deus tem muito mais poder do que a água, os trovões, os ventos que desabrigaram tanta gente. Faz com que enquanto aconteçam grandes tragédias permaneçamos firmes! Diz o Salmista: “Enquanto isso, no seu Templo, todos gritam: Glória a Deus!” Ele, a PALAVRA é “cheia de Poder e Majestade” (Sl 29.4) e “habitou entre nós” (Jo1.14).

Quem garante que Jesus/Palavra tem poder?
O Próprio Pai, no dia do batizado de Jesus afirmou: “Tu és o meu Filho querido e me dás muita alegria.” (Mc 1.11).
Alegria para o Pai, porque seu filho era muito maior do que João Batista, porque seu filho tem Poder para, com seu sangue, nos limpar de todo pecado! Alegria do Pai porque Ele amou o mundo tanto que deu seu filho e agora quem crer nesse filho nele não morrerá mais! Recebe uma nova vida!

Em Rm 6.1-11 o apóstolo Paulo orienta aqueles que vivem essa nova vida em Cristo. Ele pergunta: Será que devemos viver no pecado para que a graça de Deus aumente mais?  Não! Morremos para o pecado, por isso não continuemos a viver nele.

Muitas vezes nos esquecemos disso, esquecemos que o verbo se fez carne e habitou entre nós para que fossemos unidos com Cristo também em sua morte. Esquecemos que no batismo a nossa velha natureza pecadora foi morta com Cristo na cruz, a fim de que o nosso eu pecador fosse morto para não sermos mais escravos do pecado... e continuamos dando trela aos, como chamamos “pecadinhos”.
Irmaos, assim como a PALAVRA/Cristo foi ressuscitado e vive, passemos também nós a viver uma nova vida! Se morremos com Cristo, cremos que viveremos com ele.

O que è viver com Cristo? É se considerar mortos para o pecado; mas, por estar unidos com Cristo Jesus, se considerar vivos para Deus.

Isso nos leva a “procurar não deixar que o pecado domine o nosso corpo mortal” (Rm 6.12) Nem que “entreguemos alguma parte de nosso corpo ao pecado... pelo contrário, como pessoas que foram trazidas (pela Poderosa Palavra) da morte para a vida, (das trevas para a luz), nos entregar completamente a Deus, para que ele use-nos a fim de fazermos o que é direito” (Rm 6.13).

O pecado não mais nos dominará porque agora estamos dominados pela graça de Deus (Rm 6.14). Porque a poderosa voz do Senhor alcançou-nos com seu amor. Porque fomos fundamentados no amor de um Deus todo poderoso, capaz de criar céus e terra com sua Palavra. Porque estamos fundamentados naquele que dá muito prazer ao Pai, pois cumpriu a promessa de salvação. Porque estamos firmes na rocha poderosa e amigo fiel Jesus!

Assim, com esses fundamentos, queremos servir e adorar ao nosso Deus manifestando a Palavra poderosa/Jesus para todas as nações. Amém.
Rev. Igor Marcelo Schreiber
Uruguaiana, 06.01.12

0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger