terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Sem luz, pânico!
*Márlon Hüther Antunes

O imprevisível foi mais uma vez fato! O apagão no Nordeste trouxe o amargo e suado gosto do que é viver sem luz, sem energia elétrica. As já violentas noites tornaram-se num perigo imensurável a todo tipo violência, roubo e outros males. A simples falta de luz trouxe pânico, como vivenciado por aquelas pessoas que em busca de um atendimento médico, encontraram dificuldades. Estabelecimentos que funcionam 24 horas, por precaução fecharam as portas, a fim de evitar o pior. Um único problema atingiu milhões, fez da última quinta-feira, 03 de fevereiro, uma noite de trevas, prejuízos e sofrimento.
Das Sagradas Letras, que são Lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho” (Salmo 119.105), aprendemos que na vida não é diferente. Nascemos em completo apagão e trevas, “Nasci em iniqüidade”, declara o salmista (Salmo 51.5). por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”, afirma o Apóstolo Paulo (Romanos 5.12), referindo-se ao pecado. Este sim traz o verdadeiro pânico, as trevas que cegam e nos impedem de ver as maravilhas (Salmo 88.12), a maldade no coração das pessoas, que roubam a paz (Mateus 6.23).
Embora o mundo seja vítima de tantas trevas que escravizam e trazem lágrimas e prejuízos, existe o agente certo. Existe uma luz que resplandece (João 1.5), e nas palavras deste agente certo, há esperança: “eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas” (João 12.46). Aqui temos a mesma derivação da luz de Cristo na figura da uma lâmpada, que não tem luz própria e necessita de um agente ativo, sem Cristo, de fato, não há verdadeiro brilho, nem luz!
“Ele nos chamou das trevas, para sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2.9). O que aconteceria conosco, se esta luz nos fosse tirada? Certamente muita confusão, pois não saberíamos para onde ir. Desespero, pois todas as esperanças acabariam. Pior, haveria muito medo, já que, caminhando no escuro, não se sabe para onde ir. Graças a Deus que não permite esse tipo de apagão em nossas vidas, seja eterno. Ele está sempre nos acompanhando para que nossas iniciativas jamais sejam “usinas que por um problema se desligam.” Seu amor por nós jamais pode ser desligado!
Entre trevas e luz, há a garantia que nos livra do pânico: “Então a luz da minha salvação brilhará como o sol, e logo vocês todos ficarão curados. O seu Salvador os guiará, e a presença do Senhor os protegerá por todos os lados” (Isaías 58.8). Luz para todos, e melhor de graça!

* É Teólogo e Pastor da Igreja Luterana em Maceió

0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger