quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Renunciar

É difícil abrir mão do que temos. É complicado renunciar uma postura, uma posição, um hábito.
O presidente da Tunísia (Ben Ali) e o presidente do Egito (Hosni Mubarack) foram convidados a “renunciar” o cargo. Milhares de pessoas gritaram, se organizaram, clamaram pela renúncia.
No entanto, o orgulho também tem um grito potente. É histórica a dificuldade humana de abrir mão do poder. Todos nós: reis ou súditos, patrões ou empregados, pais ou filhos temos dificuldade de renunciar, de admitir erros.
Arrependimento é assunto central na Palavra de Deus. Arrependimento é admitir o erro, renunciar o pecado.
Jesus nos diz assim: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.” (Marcos 8.34). Esse texto é desafiador! Ele nos convida a renunciar os nossos próprios interesses.
Na maior parte de nossas leituras o ato de render-se é interpretado como fraqueza, pois nos rendemos diante de algo mais forte. Porém, na Bíblia, a verdadeira força está no ato de render-se diante de Deus. Isso acontece quando nos esvaziamos de nós mesmos e nos enchemos com a graça, nos enchemos com o Espírito de Deus. Somente então somos capazes de perdoar, de renunciar mágoas, de recomeçar.
Deus nos diz: “A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando estás fraco” (2 Coríntios 12.9).
No poder de Deus encontramos a sabedoria para saber quando renunciar e quando não renunciar. Pois, nesse mundo cheio de alegrias passageiras, onde tudo envelhece, enferruja, apodrece, há também valores eternos dos quais não podemos abrir mão – entre eles está a nossa fé em Jesus. Ele nos elegeu ao cargo da vida eterna e nos diz: “Se fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida” (Apocalipse 2.10).
Parece que o bom senso e a sabedoria estão entre os milhares que pedem o afastamento dos líderes da Tunísia e do Egito. Mas o mesmo bom senso se une a voz sábia dos apóstolos e profetas solicitando que renunciemos nossos pecados, sem jamais renunciar ao Senhor Jesus e a sua obra; afinal, mesmo sendo difícil, ele renunciou a sua vida, mas não renunciou o caminho da cruz.
Pastor Ismar Pinz
Comunidade Cristo Redentor – Três Vendas – Pelotas, RS

0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger