quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ENEM tô aí!

Já se falou, escreveu e noticiou muito sobre o ENEM. Problemas na impressão, vazamento de questões, etc.
O que me entristece não é o Exame Nacional, mas sim o fato de que cada vez mais o ser humano tem sido reprovado nos testes (exames) do dia-a-dia no que diz respeito a sua ética, a sua honra. Cresce o número de pessoas que em benefício próprio agem levianamente: mentem, dão falso testemunho, ocultam a verdade, e quando confrontadas com o erro, quando flagradas ainda erguem os ombros e dizem: Não tô nem aí!
Faço, desfaço, “ENEM tô aí.” Essa expressão que é o título do presente texto parte de uma tese que afirma que os escândalos referentes ao ENEM, tanto no ano passado como nesse ano, são apenas reflexo de uma sociedade “corrupta” em sua essência, de pessoas que “não estão nem aí” para seus semelhantes, muito menos se importam com sua postura diante de um Deus Criador.
Quero proclamar aqui, que Deus existe sim, as evidências estão em toda parte, começando pela complexidade do macrocosmo indo até a singularidade do microcosmo, percorre o mundo material e evidentemente o próprio espiritual.
Afirmo ainda que Deus não é apenas um ser distante e desligado do cotidiano. Ele é um senhor que se importa. O Senhor “está aí” - atento para com o que acontece ou deixa de acontecer em nossas vidas. Biblicamente podemos afirmar que todos os fatos são provações. Dificuldades, alegrias e encruzilhadas com as quais nos deparamos podem ser observadas como um teste, como um exame. Que caminho optamos? Que porta escolhemos? (Mt 7.13-14) Larga e a porta e fácil é o caminho da condenação, da resposta dada, do dinheiro fácil, da corrupção. É nesses momentos que nossas escolhas são como uma confissão de fé, um testemunho, ou uma negação de fé. Jesus certa vez disse que se alguém lhe negasse publicamente, ele também o negaria no Dia do Juízo (Mt 10.33).
O Senhor nosso Deus é misericordioso. Permite a vivencia de novos dias e estende sobre nós o seu perdão baseado na fé em Jesus para um recomeço, pois nesse mundo, apenas o Senhor Jesus foi totalmente íntegro. Apesar disso, sofreu sobre si a força da reprovação quando foi pregado na cruz, para que com seu sangue fosse escrita a resposta correta, de forma que todos os que crêem em Jesus possam ser aprovados.
É esse amor de Deus, revelado em Jesus, que faz do nosso Deus um Senhor presente, um Deus atento, que “está aí” para nossos problemas e que no tempo certo estabelecerá a sua justiça. Pode confiar!

Pastor Ismar L.Pinz

0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger