sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A POLÍTICA nossa de cada dia

Fui mais um a pensar que, estando próximo de mais uma eleição, seria conveniente escrever sobre política. Porém reconheço que há nessa decisão uma contradição, afinal, diariamente fazemos política.
Ao ultrapassar um sinal vermelho, estou fazendo uma péssima decisão política. Se ouço música num volume excessivo e perturbo vizinhos, estou elegendo mal a intensidade do som. Se como aluno pertencente a uma turma escolar desrespeito a autoridade do professor ou tenho ações que perturbam outros colegas é porque ainda não aprendi a arte de fazer boas escolhas sociais. Se me beneficio de um programa social sendo alguém com condições materiais, estou tomando uma péssima decisão. Se uso a máquina administrativa para enaltecer o meu nome, opto por algo egoísta; se critico o governo apenas em critérios destrutivos com interesses partidários, estou errando o alvo, optando pela politicagem e não pela harmonia da vida social (verdadeira política).
O apóstolo Paulo orienta os cristãos: “Vivam de acordo com o evangelho de Cristo” (Filipenses 1.27). “Vivam” é “politeuste” no grego, palavra que aponta para a cidadania responsável. É óbvio que essa cidadania se manifesta no voto, mas, sobretudo, no dia-a-dia!
De nada adianta bradar contra as corrupções dos líderes lá de cima, se aqui embaixo queremos sempre levar vantagem em tudo. Aqui entra um grande dilema, onde não se sabe se os roubinhos ocorridos entre o povo é reflexo da roubalheira dos altos cargos governamentais ou vice-versa. Muitos criticam avidamente aqueles que aceitam suborno, mas prontamente vendem seu voto.
Diante da evidente dificuldade em escolher pessoas diferenciadas e honestas, que cada decisão política venha antecedida e acompanhada por orações, para que Deus em sua infinita sabedoria direcione as coisas em meio a tanta confusão, para sermos como Jesus pediu: “sal e luz do mundo”.
Ser sal e luz não se faz na omissão, apenas damos gosto e iluminamos quando participamos ativamente dos processos, com coragem, honestidade e altruísmo.
Ao orarmos: “o pão nosso de cada dia nos dá hoje”; lembremos que estamos pedindo pela boa política, estamos orando por emprego, desenvolvimento, boa administração, boa convivência, estamos orando para que todos possam viver coerentemente a “política nossa de cada dia”.
Preciso escolher certo no dia 03 de outubro, mas sem deixar de realizar boas escolhas nos outros dias do ano.
 Pastor Ismar Lambrecht Pinz
Comunidade Cristo Redentor – Três Vendas – Pelotas, RS.

0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger