sexta-feira, 14 de agosto de 2009

11º Domingo após Pentecostes

Sábios ou sem juízo?
Sl 34.12-22; Pv 9.1-10; Ef 5.6-21; Jo 6.51-69

1. Quem é sábio e quem é sem juízo?
Você se considera uma pessoa sábia ou sem juízo? Como nós podemos saber quem é sábio ou quem é sem juízo, Louco? Em um simples olhar conseguimos distinguir se alguém é sábio ou não? Ou conseguimos ver se alguém é sem juízo simplesmente olhando?
Quais os critérios que usamos para dizer se alguém é sábio ou não? Estudos, idade, experiências vividas... cada um pode ter sua própria maneira de classificar uma pessoa como sábia ou não.
Nos moldes humanos a sabedoria e a loucura dependem muito dos olhos de quem vê.

Por exemplo: “Certa vez uma menininha perguntou ao seu pai quem era Jesus. O pai disse que era um homem muito sábio, o único que nunca errou. A filha respondeu: Jesus, você e a mamãe, não é pai? Para essa menina seus pais eram os mais sábios que ela conhecia, para ela eles não erravam.”

Enxergar sabedoria em alguém depende muito de quem vê. E é muito complicado para nós, darmos sabedoria ou não, a alguém sem conhecê-la muito bem.
Deus é aquele que conhece a todos perfeitamente e aos olhos Dele está bem explicito essa diferença entre o sábio e o sem juízo.

Nos textos bíblicos do 11º Domingo após Pentecostes Deus nos mostra claramente quem são os sábios aos seus olhos. Veremos cada um dos textos lidos hoje e deles tiraremos nossa conclusão sobre nós mesmos, somos sábios ou sem juízo?

2. Diferença entre a sabedoria e a falta de juízo (Provérbios)
O texto de Pv 9.1-10 fala da “sabedoria e a falta de Juízo” e faz diferença entre os dois com as seguintes frases:
Do sem juízo esta escrito: Se você corrigir uma pessoa vaidosa será insultado e odiado. Ao corrigir um homem mau você será humilhado.
Dos sábios está escrito: Se você corrigir uma pessoa sábia você será respeitado. Tudo que você disser a uma pessoa sábia torna-a mais sábia. E tudo que você disser a uma pessoa direita aumenta a sabedoria dela.
E ai? Já sabem em quais dos dois grupos você se encaixa? Sábio ou sem juízo. Lembre-se que o texto diz que o sábio escuta a correção e aprende. Procura viver de acordo com aquilo que aprendeu.

3. O sábio foge da escuridão e vive na luz. (Efésios)
Outra característica que vemos da sabedoria está escrito no texto de Ef 5.6-21, onde Paulo fala dos sábios como aqueles que não se deixam enganar com as pessoas tolas e sim, procuram viver na luz.
O texto diz assim: Não tenham nada a ver com as pessoas tolas que tentam enganar com conversas tolas. Antigamente vocês viviam na escuridão, mas agora com o Senhor vocês estão na luz. Vivam como pessoas da luz.
A luz produz todo tipo de bondade, honestidade e verdade.
Procurem ver o que agrada ao Senhor. Não participem de coisas sem valor que os outros fazem, coisas pertencentes a escuridão. Pelo contrário, tragam todas essas coisas a luz. Pois é até vergonhoso falar em segredo dessas coisas. Na luz a verdadeira natureza das coisas é revelada.
“Você que está dormindo, acorde! Levanta-se da morte, e Cristo o iluminará” (14).
Prestem atenção na sua maneira de viver, vivam como sábios e não como ignorantes. Os dias em que vivemos são maus, por isso aproveitem todas oportunidades que tem, não ajam como pessoas sem juízo mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam... (lembram o que Provérbios disse dos sábios? Aprendem com a correção)
... Não se embriaguem, pois a bebida os levará a desgraça, encham-se do espírito de Deus. Animem uns aos outros com salmos, hinos, canções espirituais. Cantem de todo coração hinos e salmos ao Senhor. Agradeçam em nome de Jesus todas coisas a Deus Pai.
Sejam obedientes uns aos outros pelo respeito que tem por Cristo.

O sábio escuta esses conselhos do apóstolo Paulo, os aprende e procura praticar em suas vidas.
Vocês são sábios ou sem juízo? Isso fará diferença na vida de alguém? Vejamos o que o Salmo de hoje diz a respeito do que acontece com sábios, que procuram fazer o que o senhor ensina, e o que acontece com os sem juízo que não escutam a voz de Deus.

4. O que acontece com os sábios e com os sem juízo? (Salmo)
Sl 34.12-22; Querem aproveitar a vida e serem felizes? Então: sem mentiras, coisas más, afastem-se do mal, façam o bem, procurem a paz.
Deus cuida dos honestos e ouve os seus pedidos (sábios), mas é contra os que fazem coisas más... (sem juízo) ...diante do clamor dos bons (sábios) o senhor ouve e livra das aflições. Ele fica perto dos desanimados e salva os sem esperança (sábios).
Os bons (sábios) passam por aflições, mas o senhor os livra, protege completamente... mas os maus (sem juízo) serão mortos por causa da maldade, os que odeiam os bons serão castigados. (os sem juízo que odeiam os sábios serão castigados)
O senhor Deus salva a vida dos seus servos, aqueles que procuram a sua proteção não serão condenados.

Ou seja, faz diferença sim ser sábio ou sem juízo! Pois os que são sábios, aqueles que escutam a correção de Deus e se arrependem, seguindo o caminho da luz ensinado por Jesus, a estes está reservada a proteção, o amparo e a salvação! Aos sem juízo é ao contrário!
Por isso é importante sabermos se somos sábios ou sem juízo.
Você é sábio ou sem juízo? Ninguém melhor que Jesus para nos responder, pois ele sabe quem é sábio ou sem juízo.

5. Você sabe se é sábio ou sem juízo? Jesus sabe (João).
Quando estava na sinagoga em Cafarnaum Jesus disse essas palavras escritas em Jo 6.51-69; “Eu sou o pão da vida que desceu do céu, quem comer deste pão viverá para sempre...”
...Quem come da carne e o sangue do Cristo terá vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia. Quem come a carne e o sangue de Jesus vive nele e ele vive na pessoa. A pessoa terá vida por causa de Jesus...
Difícil a compreensão destas palavras aos sem juízo. Foi isso que aconteceu com muitos seguidores, eles reclamaram que era muito difícil os ensinamentos de Jesus. Murmuraram: Quem poderia aceitar tais ensinamentos?
Não falaram nada a Jesus, somente murmuraram, mas Cristo sabia o que estavam murmurando. Jesus sabia quem não ia crer, até mesmo quem iria traí-lo Jesus sabia... (Jesus sabe quem é ou não sábio)
Por isso antes ele havia dito que somente vem a ele quem for trazido pelo pai...
Não há ninguém sábio por si mesmo que possa dizer “Senhor Jesus, senão pelo Espirito Santo” (1 Co 12.3)
Aos discípulos Jesus perguntou se eles também iam abandoná-lo e Pedro respondeu: Quem é que vamos seguir? O senhor tem o pão da vida eterna! E nós cremos e sabemos que o Senhor é o santo que Deus enviou.
Essa é a sabedoria que nos distingue dos sem Juízo! A certeza que somente podemos seguir o único que tem o pão da vida, que é o pão da vida: Jesus! O Santo que Deus Pai enviou para nos Salvar!

Conclusão
Não tenhas mais dúvida se você é sábio ou não diante de Deus. Você é sábio diante do Pai quando escuta sua voz, aprende com ela (provérbios), aprende que com Jesus no seu coração (o pão da vida, João 6) você viverá na luz! (efésios). Assim, os sábios em Cristo terão a vida eterna. “Você que está dormindo, acorde! Levanta-se da morte, e Cristo o iluminará” (14) Amém.
Rev. Igor Marcelo Schreiber
13/08/09, Pontes e Lacerda - MT

0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger