sexta-feira, 19 de junho de 2009

O que seria de nós sem Deus?

3º Domingo após Pentecostes
Textos: Sl 124; Jó 38.1-11; 2 Co 6.1-13; Mc 4.35-41

Que a graça e a paz de nosso Senhor Jesus nos acompanhe no meditar de suas palavras. Amém.

A traduçao de uma bonita música crista em espanhol diz assim: “Que seria de mim se não tivesse me alcançado? Onde estaria hoje se não tivesse me perdoado. Teria um vazio no meu coraçao, vagaria sem rumo sem direçao. Se não fosse pela graça e pelo amor...”

Essa cançao nos fala algo muito impotante, ela ressalta a confiança em nosso Deus. Nos diz que não estamos sós no mundo, temos Deus ao nosso lado mesmo quando a nossa confiança falta, mesmo sendo discriminado, mesmo sendo perseguido, mesmo diante das dificuldades... Temos um Deus conosco!
Hoje nós iremos meditar sobre o tema: Que seria de nós sem Deus?

Irmaos, o que seria de nós sem Deus? O que faríamos se Deus não estivesse ao nosso lado? Esse é a pergunta que as leituras bíblicas nos trazem para esta semana.

No Salmo 124 vemos as seguintes palavras: “Que teria acontecido se o Senhor Deus não tivesse do nosso lado?”(v.1)
O povo respondeu que teriam sido engolidos pelos inimigos, teriam sido afogados em violentas correntezas. E nós, que seria de nóssem Deus, que teria acontecido?
Será que se não fosse Deus estaríamos mortos por causa de alguma doença que enfrentamos? Ou, se não fosse Deus teríamos padecido de fome quando nos faltou dinheiro? Quem sabe poderíamos dizer que “se não fosse Deus, quando nos envolvemos algum desentendimento a consequencia seria terrivel. Ainda podemos lembrar de algum acidente que saímos ilesos e dizer: “Se não fosse Deus...” Nessas e em outras ocasioes, o que seria de nós sem Deus?

É extremamente importante reconhecermos a presença de Deus em todos os momentos, todo seu amor e proteçao sempre dispensado a nós. Afinal, é com a força que Cristo (Deus) nos dá que podemos enfrentar qualquer situaçao (Fp.4.13).

Também, como é evidente a nossa ingratidao com Deus! O Senhor nos formou e ainda nos dá tudo que precisamos. Mesmo assim não damos valor a tudo isso, queremos mais, nunca estamos satisfeitos com o que temos. Veja o exemplo de Jó, ele tambem pôs em dúvida a sabedoria e proteçao de Deus. Deus falou assim para ele: “Suas palavras só mostram a sua ignorancia; quem é voce para pôr em dúvida a minha sabedoria?”. (Jo 38.2).

Quem somos nós para reclamar do que Deus tem reservado para nós e duvidar da sabedoria de Deus?
Mas mesmo assim fazemos. Quantas vezes dizemos ou pensamos: Porque? Porque aconteceu isso ou aquilo? Porque a vida é tao diferente para todos? Uns tao bem, outros tao mal? Porque Deus não dá para mim o mesmo que o outro tem????

Quem já não pensou assim?

Olhem os discípulos de Jesus, como na hora do aperto também reclamaram:
“Jesus dormia no barco enquanto atravessavam para outro lado do lago. Se formou um temporal e as ondas arrebentavam no barco com muita força, os barcos já estavam ficando cheios.
Os discípulos, com medo de morrer, acordaram Jesus e disseram: “Mestre, nós vamos morrer! O Senhor não se importa com isso?” (Mc 4.38b)
Não pediram ajuda somente, reclamaram: O Senhor não se importa com isso?

As palavras de Deus a Jó caberiam muito bem aqui: “Suas palavras só mostram a sua ignorancia; quem é voce para pôr em dúvida a minha sabedoria?”. (Jo 38.2).

Mas Jesus, antes de falar algo aos discípulos, acalmou a tempestade. Disse ao vento e ao lago: Silencio, fique quieto!

É assim, desta maneira que Deus age. Em muitos momentos Deus nos livra de nossas afliçoes com seus ATOS de amor.

Lutero explicou a 4ª petiçao do Pai nosso dizendo: “Deus, em verdade, dá o pao de cada dia, mesmo sem a nossa prece, a todos os homens, também aos ímpios.”

Que seria de nós sem Deus? Deus que cuida de nós!

Ainda Lutero completa: “Mas suplicamos nesta petiçao que nos faça reconhecêlo e receber com agradecimento o pao de cada dia.”

Ou seja, deixar o medo de lado, ter fé e reconhecer os atos de Deus em nossa vida.

Jesus disse: "Porque é que vocês são assim tão medrosos? Vocês ainda não tem fé?" (Mc 4.40).

Palavras que são pra nós também! Por que ser medrosos? Porque reclamar quando pensamos que tudo está perdido? Vocês ainda não tem fé? Vocês ainda não confiam?

Meus amados, “O nosso socorro vem do Senhor Deus, que fez o céu e a terra” (Sl 124.8)
O Senhor diz aos temporais em nossas vidas: Silêncio, fique quieto! (Mc 4.39)

Quando os discípulos ouviram essas palavras de Jesus disseram uns aos outros: “Que homem é este que manda até no vento e nas ondas?” (Mc 4.41)
Nós sabemos que homem é este! É o verdadeiro Deus junto com o Pai e o Espírito Santo! É o Cristo! Fruto do amor de Deus! Enviado ao mundo para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna! (Jo 3.16).
Que seria de nós sem Deus? Estaríamos condenados em pecado!
Mas Jesus acabou com a pior situação, dificuldade, problema da nossa vida! Aflições, desentendimentos, morte, problemas, nada se compara a condenação eterna! E Jesus nos livrou dessa condenação com seu precioso sangue!
Recebemos essa salvação de graça! Estamos Salvos!
O Apostolo Paulo diz para nós salvos o seguinte: “Não deixem que fique sem proveito a graça de Deus, a qual vocês receberam” (2Co 6.1).

Como companheiros de trabalho no serviço do Senhor, anunciemos a todos que Cristo nos livra não só de todo o mau terreno, mas especialmente do mal eterno, a condenação. Anunciemos a todos que hoje é o dia de ser salvo. Amém.
Rev. Igor Marcelo Schreiber
Pontes e Lacerda – MT, 19/06/09

0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger