Gostam de relembrar historias? O que aconteceu no Dilúvio? Em Gênesis 6.5 está escrito: “O Senhor viu que as pessoas eram muito más e que sempre estavam pensando em fazer coisas erradas”. Por isso Deus destruiu quase toda raça humana. Mas, o dilúvio não mudou a intenção e o pensamento do ser humano. Depois do dilúvio os filhos de Noé se multiplicaram e outra vez as nações se propagaram sobre a terra. Todos falavam a mesma língua. Em Gn 9.1-11 vemos que as pessoas, movidas outra vez pela maldade que trazemos dentro de nós (pecado), desafiaram a Deus. Como? Começaram a construir uma torre cujo topo chegaria ao céu. Tinham o propósito de serem famosos e evitar ser dispersos/espalhados. Este desafio foi castigado por Deus. O Senhor confundiu suas línguas e os dispersou/espalhou sobre a terra. Por isso hoje existem muitas línguas diferentes. É um problema não entender o outro, ter diferentes visões e desconhecer o único Senhor e Deus. É tudo fruto do pecado.
O Salmista Davi reconhece seu pecado, no Salmo 143 diz que “ninguém é inocente diante do Senhor” (v.2) e pede em oração que o Senhor “mostre o caminho que ele deve seguir” (v.8) e “o ensine a fazer sua vontade” (v.10). Também pede “que o Espírito de Deus seja bom e o guie para um caminho seguro” (v.10). O Senhor atendeu a oração de Davi. Um descendente seu foi enviado por Deus para mostrar o caminho. Jesus, a estrela de Davi, o Filho de Deus, nascido de mulher, gerado, não criado foi concebido pelo Espírito Santo, vindo ao mundo para nos mostrar o caminho da união eterna com Deus. Caminho que sozinhos não podemos alcançar.
Cristo sofreu por nós, morreu por nós, ressuscitou da morte para nos livrar da culpa do pecado, que carregamos desde que nascemos. E subiu ao céu para nos preparar lugar junto ao Pai Celestial. No entanto não nos esqueceu aqui na terra, ele prometeu: “Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre” (Jo 14.16). Prometeu o Espírito Santo para ser o nosso consolador, confortador e guia que nos convenceria de nosso pecado, e colocaria a fé em Cristo nos nossos corações. Unindo, outra vez, o povo disperso pelo pecado.
Promessa cumprida no dia de Pentecostes. Como aconteceu? Muitas pessoas estavam reunidas por ocasião da festa de “Pentecostes”. “Judeus religiosos vindo de todas as nações do mundo” (At 2.5) estavam presentes. Eles escutaram um barulho, que veio da casa onde estavam reunidos os seguidores de Jesus. Sua admiração foi encontrar pessoas da Galiléia falando o idioma que eles entendiam!
Era o Espírito Santo, prometido por Cristo, fazendo o contrario do que aconteceu em Babel. Em Babel, todos se desentenderam e se espalharam, agora, no dia do Pentecostes, o Espírito Santo trouxe o entendimento, os juntando numa única verdade: A mensagem da Salvação de Jesus.
O Espírito enviado por Cristo não fala de si mesmo, mas fala do Senhor Jesus Cristo. O Espírito Santo deu aos seus seguidores as palavras para criar a fé em Jesus Cristo e deu coragem a eles para testemunharem aos judeus sua fé.
O Espírito enviado por Cristo não fala de si mesmo, mas fala do Senhor Jesus Cristo. O Espírito Santo deu aos seus seguidores as palavras para criar a fé em Jesus Cristo e deu coragem a eles para testemunharem aos judeus sua fé.
A vinda do Espírito Santo não é um fato isolado na história. Hoje o Espírito Santo ainda age e vem até nós para criar a fé. Ele dá a cada crente coragem para ser testemunhas fiéis anunciando o nosso vitorioso Senhor.
Como é que recebemos o Espírito Santo Hoje? Ele vem até nós pela Palavra e Sacramentos. É o poder de Deus para transformar nossos corações espiritualmente mortos, dando-nos vida. O Espírito Santo ilumina o entendimento e a vontade do pecador, despertando nele a fé.
Pedro, logo após a vinda do Espírito Santo, anunciou Jesus Cristo, dizendo para que as pessoas se arrependessem e fossem batizadas para receber o Espírito Santo. Quase três mil pessoas passaram a ser seguidoras de Jesus naquele dia.
Hoje não é diferente, recebemos o Espírito Santo através dos Sacramentos (Batismo e Santa Ceia) e pela Palavra pregada. Qual tem sido nossa atitude ao receber o Espírito Santo? Temos anunciado Cristo aos que ainda não conhecem?
Irmãos, façam igual a Pedro! Preguem, anunciem, testemunhem a mensagem que o Espírito Santo de Deus nos traz, mensagem de união em Cristo. Falem do amor de Cristo as demais pessoas, para que elas possam se unir.
Ultimamente o Espírito Santo nos tem dado muitas maneiras de levar a união em Cristo, entre nós luteranos e demais pessoas de nossas cidades. Variados recursos nos ajudam nesta missão. Programas de televisão, rádio, CPTN, jornais, Mensageiro Luterano, Castelo Forte e outros facilitam a pregação do Evangelho de Jesus. Particularmente cito o que tenho usado como ferramenta em meu ministério: A internet.
A internet tem sido de grande ajuda para unir luteranos que há muito tempo não tinham noticias de seus irmãos na fé. Tenho recebido vários e-mails falando da alegria de rever, no blog de nossa Paróquia (http://www.bompastorpl.blogspot.com/) amigos, pessoas que o tempo e a distancia os afastaram. Também pessoas de nossa cidade acompanham nossas atividades e sabem das oportunidades de participarem conosco. Se você tem a oportunidade, use também esse meio de anunciar Cristo, temos certeza que assim o Espírito Santo estará agindo.
No pentecostes o Espírito Santo usou a Pedro como instrumento para unir quase três mil pessoas a Cristo. Pedimos, em oração, que o Santo Espírito ilumine todas as atividades e instrumentos usados por nossa igreja para juntar mais pessoas que estão dispersas pelo pecado. Assim, juntos, unidos pelo Espírito Santo, faremos parte do reino do amor de Deus.
0 comentários:
Postar um comentário