terça-feira, 26 de maio de 2009

7º Domingo de Páscoa - Tema: vivendo alegremente no mundo unido a Deus.

Nesta quinta-feira se completou 40 dias depois da páscoa, o que aconteceu nesse dia? Alguém sabe? A ascensão. Esse é o nome dado ao dia em que Jesus foi com seu corpo para junto do Pai. Sabemos que ao subir Jesus prometeu que não nos deixaria sozinhos, mas que mandaria um Consolador. O Espírito Santo consolador veio no dia de Pentecostes. Vocês já se perguntaram o que os discípulos fizeram depois da ascensão até o pentecostes?

O texto Bíblico de Atos responde a essa pergunta.
A história da ascensão é completada com esta narrativa, que conta como os discípulos obedeceram a Jesus e voltaram a Jerusalém, para aguardar o Espírito Santo.

Como de costume, os discípulos se reúnem para orar em um aposento no andar superior de uma casa em Jerusalém. Um lugar ideal para oração, pois teriam sossego. O texto nos menciona o nome dos 11 discípulos que sobraram, o que nos leva a pensar que eles eram o núcleo, a liderança da Igreja.

O que motiva, capacita e guia a igreja e seus líderes? É o Espírito Santo dado por Deus. Por isso, a atitude dos discípulos é de oração. Na medida em que a Igreja ora, ela recebe o Espírito. Os discípulos, depois que Jesus subiu ao céu, passaram o período de espera do Espírito Santo em oração contínua e unida.

Vocês notaram como são importantes as reuniões, cultos, estudos bíblicos, noites de oração, devoções familiares, ou seja, as ocasiões em que os filhos de Deus se reúnem para orar e estudar a Palavra de Deus? São nessas ocasiões que nós temos o privilégio de receber o Espírito Santo, fortalecendo a nossa fé naquele que nos tornou propriedade de Deus.

No Evangelho de João 17, Jesus ora antes de subir aos céus, em favor dos seus seguidores

Pede que o Senhor, pelo poder de seu nome, os guarde para que sejam um assim como ele e o pai são. Disse que estava indo para junto do pai, mas pede isso ainda na terra para que o coração dos seus seguidores se encha da alegria de Jesus. Cristo ainda fala da mensagem que lhes deu e que o mundo ficou com ódio justamente porque eles não são deste mundo, como Jesus também não é.

Jesus pede a Deus que eles sejam seus por meio da verdade, a tua palavra é a verdade.

Cada vez que nos reunimos em torno da verdade, que é a Palavra de Deus, estamos sendo iluminados pelo Espírito e nos tornando pessoas de Deus.

Atitude louvável dos discípulos que não deixaram de se reunir como igreja depois da ascensão de Jesus, mesmo em meio as perseguições sofridas por serem cristãos.

Atitude louvável tem aqueles que se reúnem como filhos de Deus em qualquer atividade de louvor, oração e leitura da Palavra, mesmo em meio as perseguições de hoje: preconceito, discriminação, gozação, e outras coisas que nos afastam da união que Jesus pediu em sua oração.

Meus amados irmãos. Estejamos sempre unidos à Palavra, assim o Espírito de Deus estará nos unindo ao Senhor. Seja qual for a ocasião ou atividade.

Vocês se deram conta que ao escolher um novo membro para o grupo de apóstolos eles oraram ao Senhor.

Assim nós queremos colocar nas mãos de Deus todas as nossas atividades. Reuniões, instruções, cultos, Noites de Oração, devoções... Não só as na Igreja, e sim em toda nossa vida. No trabalho, na família, nos estudos, nos lazeres....

Enquanto estamos no mundo, sabendo que pela Palavra somos de Deus. Vivamos onde estivermos, com a alegria de Jesus, unidos a Palavra, unidos a Deus. Amém.
Leituras Bíblicas da Trienal B: Sl 1; At 1.12-26; 1Jo 5.9-15; Jo 17.11-19
Rev. Igor Marcelo Schreiber
Pontes e Lacerda - MT

0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger