quarta-feira, 23 de março de 2011

Mundo que somos

Vivemos dias de muita “informação” e pouca “formação”. Dias em que falamos muito do mundo que “estamos” e pouco do mundo que “somos”.
Falamos nos conflitos da Libia, no terremoto no Japão, na enxurrada em São Lourenço e ainda contemplamos a visita do presidente dos EUA ao Brasil. Tudo isso é bom, no entanto não podemos deixar de olhar para nós mesmos e reconhecermos os conflitos internos.
É importante pensar e se organizar no enfrentamento dos desastres naturais; mas não podemos deixar de fortalecer nosso ser para os abalos das placas lá dentro dos nossos corações. É fundamental que países e líderes nacionais se visitem e mantenham bom relacionamento; mas antes de tudo precisamos observar e refletir sobre nossos relacionamentos diários.
Surpreendemo-nos com esquemas de corrupção como os revelados recentemente no caso do uso de controladores de velocidade no trânsito; mas não nos damos conta que pessoalmente arranjamos esquemas para nos dar bem, aceitamos vantagens aqui e acolá e nos fazemos igualmente corruptos.
Jesus disse: “De que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a própria alma?” (Mt 16.26).  Parafraseando em outros aspectos diríamos: De que adianta conhecer o mundo, estar bem informado e localizado, no entanto viver perdido internamente.
Toda suficiência para transformações internas vem de Deus (2 Co 3.5). O Espírito Santo que sopra através do Evangelho nos habilita a nos reencontrarmos, a recomeçarmos e nos fortalecermos diante de um mundo tão diversificado que estamos e que somos.
Não há dúvida – vivemos num mundo corrupto e que está se decompondo pela maldade. Mas, precisamos assumir que essa mesma maldade também está em nós.
O surpreendente e animador é que Deus, nosso Criador, é tão bom e amável, que nos aceita e que dedicadamente se propõe a nos transformar.
Isso acontece em Cristo e mediante a fé. Em Jesus está a verdadeira Paz. Que Deus nos abençoe e nos conduza por caminhos de fé, de esperança e de amor. Que a paz de Deus que ultrapassa todos os desastres, preserve nosso coração em Cristo, hoje e sempre.

Pastor Ismar Pinz

0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger